(61) 3035-7292 | 3035-7287 | contato@esadf.org.br

Acácio Alessandro Rêgo do Nascimento

Professor(a)

Mestre em Direito, Estado e Constituição (UnB), lotado na linha de pesquisa de Transformações na Ordem Social e Econômica e Regulação, na sublinha Regulação e Transformações na Ordem Econômica. Especialista em Direito da Regulação (IDP/EBD). Graduado em Contabilidade (UDF) e em Direito (UDF), ocupa atualmente o cargo efetivo de Especialista em Regulação de Energia Elétrica na ANEEL.

Adisson Taveira Rocha Leal

Professor(a)

Advogado. Mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa e doutorando em Direito Civil pela Universidade de São Paulo. Professor e coordenador do curso de Direito da Universidade Católica de Brasília. Foi assessor de Ministro do Supremo Tribunal Federal e Assessor-Chefe da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral. 

Alessandro Rodrigues da Costa

Professor(a)

Mestre em Ciência Política. Especialista em Direito Eleitoral, Direito Processual Civil, Gestão de Pessoas e Viabilidade de Projetos, Direito Administrativo. Graduado em Direito e História. Assessor Parlamentar do Gabinete da Presidência do Senado Federal na Gestão 2018-2020. Ex-Coordenador de Registro de Partidos, Autuação e Distribuição - CPADI do Tribunal Superior Eleitoral – TSE. Consultor da Rádio Justiça FM em matéria eleitoral.

Alex Cavalcante Alves

Professor(a)

É Superintendente de Recursos Humanos da ANEEL, Professor de Administração Pública do IDP e Coordenador Nacional do Movimento Gestão Pública Eficiente - MGPE. Especialista em Direito Público, é bacharel em Direito e em Comunicação pelo UniCEUB, com aperfeiçoamentos pela École Nationale d’Administration (ENA/França), e pela Harvard Law School. Autor do livro “A Recondução do Servidor Público: Doutrina e Jurisprudência à luz da Lei 8.112/1990 e da Constituição Federal”. É membro da Comissão de Direito Administrativo da OAB/DF desde 2017.

Alex Sandro de Oliveira

Professor(a)

Advogado. Especialista em Direito Previdenciário. Professor de Cursos de Extensão e Pós-Graduação em Direito Previdenciário desde 2009 em diversos institutos e Universidades em todo Brasil. Atua como Professor na ESA-DF em cursos regulares desde 2015. Tem certificação em Programação Neurolinguística e é Conselheiro do IBDPrev-Brasília.



Alexandra Tatiana Moreschi de Albuquerque

Professor(a)
 Mestranda em Healthcare Management pela Miami University of Science and Technology – Must. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Especialista em Direito Aplicado Aos Serviços De Saúde. MBA em Direito Médico e da Saúde.Advogada. Presidente da Comissão Direito à Saúde da OAB/DF. Conselheira Seccional da OAB/DF (2019-2021). Vice-presidente do Conselho de saúde de Brasília – Região Central.

Alexandre Magno Fernandes Moreira

Professor(a)

Advogado. Procurador do Banco Central. Professor e escritor em Direito Educacional. Mestre em Direito pela Vanderbilt University. Ex-Secretário Nacional de Proteção Global.

Aline Hack Moreira

Professor(a)

Mestranda no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás (UFG), com pesquisa em direitos humanos, novas mídias, feminismo e redes de mulheres. Produtora de conteúdo digital voltado à temática de direitos humanos, gênero, diversidade, movimentos sociais e ativismo digital no Olhares Podcast e na produtora Caleidoscópio Digital. É palestrante na área de gênero e diversidade, consultora em gênero para o setor público e privado e advogada com atuação em advocacia estratégica e preventiva na temática de gênero.

Álvaro Luiz Miranda Costa Júnior

Professor(a)

Mestre em Direito pelo Centro universitário de Brasília – CEUB. Advogado, professor e autor de diversos artigos sobre Direito Administrativo, Direito Administrativo Sancionador e Licitações e Contratos. Possui mais de 13 anos exercendo a advocacia no âmbito do Direito Administrativo Sancionador.

Amanda Flávio de Oliveira

Professor(a)

Professora associada de Direito na Universidade de Brasília (Unb). Professora decana de Direito Econômico da Universidade Federal de Minas Gerais (2004-2019). Doutora, Mestre e especialista em Direito Econômico pela UFMG. Advogada militante e parecerista, sócia fundadora da Advocacia Amanda Flávio de Oliveira.

Amaury Santos de Andrade

Professor(a)

Advogado criminalista desde 2010, professor universitário de Direito Penal e Processual Penal, Professor da Escola Superior da Advocacia, Ex-Presidente da OAB – Gama e Santa Maria – 2016/2018 – 2019/2021, Conselheiro Seccional, Pós Graduado em Direito Penal e Processo Penal – ATAME, Mestrando em Direito – Políticas Públicas - UNICEUB.

Ana Cristina Brandão Ribeiro Silva

Professor(a)

Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação, Mestre em Ciências da Educação, Especialista em Gestão de Pessoas, Qualificada em Gestão por Processos e Formação Gerencial. Professora de Graduação e Pós-Graduação em IES particular. Diretora de Administração e Logística em IFES, com cargo de Secretária Executiva. Coordenadora de Cursos de Nível Superior (Administração/Ciências Contábeis/Gestão Pública) em Faculdade Particular. Coordenadora de Pós-Graduação (Assessoria Executiva) em Instituição Particular de Ensino. Instrutora e Palestrante Nacional e Internacional. Pesquisadora nas áreas de Educação, Gestão de Pessoas, Administração, Secretariado, Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação. Membro do Observatório Latino-Americano de Pesquisa em Secretariado Executivo.

Ana Paula Correia de Souza

Professor(a)

Mestre em Formação dos Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Pós-graduada (Especialista) em Direito Público (2009). Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB (2008). Professora universitária e de cursos preparatórios para concursos e OAB. Advogada criminalista atuante.

Anderson Fernando Rodrigues Machado

Professor(a)

Pós Graduação Direito do Trabalho e Processual do Trabalho. Bacharel em direito com especialização em Direito Civil (Extensão em Direito Imobiliário/Condominial - UNICEUB). Especialista em Direito Imobiliário e Condominial. Advogado. Consultor jurídico. Professor. Corretor de Imóveis. Diretor Jurídico da Assosíndicos - 2013/2019, Diretor Nacional do Instituto Cidades e Condomínios/SP. Palestrante nas diversas áreas de Direito Imobiliário e Condominial. Membro da Comissão OAB Nacional de Direito Condominial.  

Anderson Pinheiro da Costa

Professor(a)

Mestre em Formação dos Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Pós-graduado (Especialista) em Direito Penal (2010). Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB (2007). Professor universitário e em cursos preparatórios para concursos e OAB. Advogado criminalista atuante. Conselheiro Seccional e Presidente da Comissão de Ciências Criminais e Tribunal do Júri da Subseção do Núcleo Bandeirante. 

André Castro Carvalho

Professor(a)
Doutor em Direito. Mestre em Direito. Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo. Realizou estudos de pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology - MIT (em 2016) e na Faculdade de Direito da USP (2017-2018). Professor de graduação, pós-graduação, educação executiva, MBA Executivo, curso de extensão e mestrado profissional. Membro e coordenador de órgãos de governança corporativa em São Paulo e vem acompanhando a adequação da LGPD nestas entidades. Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial - IBDEE.

André Santos

Professor(a)

Vice-presidente da AAT/DF - Associação dos Advogados Trabalhistas do DF, Conselheiro da OAB/DF, membro da Comissão de Direito do Trabalho e Sindical da OAB/DF.

Angelo Mario Peixoto de Magalhães

Professor(a)

Bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília - CEUB (atual Centro Universitário de Brasília – UniCeub), Pós-Graduado em Direito Processual Civil pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal – AEUDF (atual Centro Universitário do Distrito Federal – UniDF), cursou e concluiu o Curso “Ordem Jurídica e Ministério Público”, da Escola Do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Advogado especializado em Licitações, Convênios e Contratos Administrativos, conferencista, palestrante Professor da ESA-OAB/DF. 

Antonio Alfredo Ventura de Loiola

Professor(a)

Especialista em Direito Administrativo e em Concessões e Parcerias com a Administração Pública, ambas pelo IDP. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília, cursou Ciências Econômicas pelo UNICEUB. Docente da Escola Superior da Advocacia (ESA/DF) e na Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética/ANADEM. Possui formação em Compliance pelo INSPER, em ISO 37001:2016 e ISO 19600:2014 pelo RINA. Secretário-Geral Adjunto da Comissão de Compliance (2019/2021). Atua desde 1999 nas áreas de Controles Internos, Auditoria, Governança Corporativa e Compliance.

Aragonê Nunes Fernandes

Professor(a)

Juiz de Direito. Professor de Direito Constitucional. Graduado em Direito. Coordenador da Gran Pós. Autor. Palestrante. Ex-promotor de Justiça do MPDFT. Ex-assessor de ministros do STJ. Ex-analista judiciário do STF.

Arnoldo Camanho de Assis

Professor(a)
Mestre em Direito e Desembargador do TJDFT. É o atual Diretor-Geral da Escola de Formação Judiciária do TJDFT. É co-autor de vários livros sobre Direito Processual Civil, tendo publicado diversos artigos em revistas especializadas e proferido palestras em vários congressos nacionais e internacionais sobre o tema.

Arthur Henrique de Pontes Regis

Professor(a)

Graduado em Direito (UFPB/UniCEUB). Advogado. Professor Universitário (graduação e pós-graduação). Coordenador do ODAE – Observatório de Direitos Animais e Ecológicos. Presidente da Comissão de Direitos dos Animais e Ambientais da Subseção de Taguatinga da OAB/DF. Membro da Sociedade Brasileira de Bioética – SBB. Membro do Instituto Abolicionista Animal - IAA.

Blenda Lara Fonseca do Nascimento

Professor(a)

Mestre em Direito Internacional pela UFMG. Especializada em Direito Internacional Público e Privado, Comércio Exterior e Relações Internacionais. Advogada Internacional. Professora universitária. Graduada em Direito pela UFMG e Mestre em Direito Internacional pela UFMG. Graduanda em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Uninter. Ex-funcionária pública da SECEX-MDIC (comércio exterior). Experiência na advocacia no âmbito administrativo (pedidos de naturalização, refúgio e outros), da  justiça federal e dos tribunais superiores. Membro da Comissão de Migrações e Comércio Exterior da OAB/DF.


Bruna Maria Soares Kopp

Professor(a)

Pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil pelo Instituto Elpídio Donizetti. Pós-Graduação em Direito Empresarial pela Faculdade Legale. Pós-Graduação em Direito da Moda – Fashion Law pela UNICESUMAR. Curso de Direito da Moda pelo Instituto Seu Futuro Curso de extensão em Direito do Consumidor pelo Centro Universitário do Distrito Federal-UDF. Curso de extensão de Propriedade Intelectual pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Advogada. Presidente da Comissão de Direito da Moda da OAB/DF

Bruno da Silva Antunes de Cerqueira

Professor(a)

Pós-graduado em Relações Internacionais pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro/Universidade Cândido Mendes. Bacharel em Direito, com formação na PUC-Rio e no UniCEUB. Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Advogado regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Distrito Federal (OAB-DF), preside a Comissão Especial de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas (CEDDPI), sendo ainda membro das Comissões de Direitos Humanos e da Memória e da Verdade. No Conselho Federal da OAB, é consultor da CEDDPI. Fundador e gestor do Instituto Cultural D. Isabel I a Redentora, do Programa de Relações Públicas e Internacionais, Cerimonial e Protocolo do IDII e do Programa de Turismo Histórico-Cultural MemoRio. Indigenista Especializado (analista de Política Indigenista) da Fundação Nacional do Índio (Funai) desde 2012, atuou na Presidência, na Diretoria de Administração e Gestão e na Diretoria de Proteção Territorial, na última como chefe do Serviço de Análise de Contestações – aos procedimentos de identificação e delimitação de terras indígenas. Membro do Quadro Permanente de Instrutores da Funai, auxilia na formação dos novos servidores do órgão indigenista estatal. É membro da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH), dos Institutos Históricos e Geográficos do Distrito Federal, do Maranhão, de Petrópolis e de Niterói. 

Caio Leonardo Bessa Rodrigues

Professor(a)

Presidente da Comissão de Relações Institucionais e Governamentais da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo. 

Carla Brígido Mello Silva Tupan

Professor(a)

Advogada, com experiência como Controller Jurídico. Professora da ESA/DF. Co-autora do livro “Manual de Gestão para Advogados – Volume I” Juruá, 2018) e Volume II (Juruá, 2019).

Carlos Henrique Caldeira Jardim

Professor(a)

Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, admitido por concurso público em 1995, onde atuou na Secretaria de Controle Externo da Defesa, na Secretaria de Recursos e no Ministério Público de Contas. Atualmente exerce a função de Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral do Ministério Público de Contas. Graduado em Administração Postal (ESAP, 1986), Ciências Contábeis (CEUB, 1992) e Direito (AEUDF, 2002). Especialista em Direito Público e Controle Externo (UnB, 2006). Conteudista e instrutor de diversos cursos no Instituto Serzedello Correa (TCU), Professor em cursos de Pós-graduação no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e em cursos de extensão da Escola Superior de Advocacia (ESA/OAB/DF).

Carolina Augusta de Mendonça Rodrigues dos Santos

Professor(a)

Mestre em Desenvolvimento Sustentável pelo Programa MESPT/CDS da Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Direito Público pela UnB. Procuradora Federal. Professora nas áreas de Direito Indigenista e Ambiental, relações raciais e pluralismo jurídico. Membro da Comissão Especial de Defesa dos Povos Indígenas do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB). Exerceu os cargos de Procuradora-Chefe Nacional, Coordenadora de Assuntos Finalísticos e Coordenadora de Assuntos Estratégicos da Procuradoria Federal Especializada junto à FUNAI.

Carolina Baima Cavalcanti

Mestre em planejamento urbano. especialista em gestão pública. Arquiteta e urbanista. Analista de Infraestrutura do Ministério da Economia, atua no Ministério do Desenvolvimento Regional. Vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento Distrito Federal (2020-2022). Editora da coleção “Caderno Técnico de Regulamentação e Implementação de Instrumentos do Estatuto da Cidades”, do Ministério das Cidades.

Célia Arruda de Castro

Professor(a)

Especialista em Direito Civil. Aluna especial de Mestrado. Professora de Direito Civil. Advogada. Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM e da Associação dos Advogados de São Paulo – AASP. 

César Augusto Binder

Professor(a)

Mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília (2006). Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Università degli Studi di Milano (1998). Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1993). Procurador do Estado do Paraná em Brasília. Atualmente é também professor de graduação e pós-graduação no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e de graduação no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), atuando principalmente nos seguintes temas: direito processual civil, recursos cíveis e processo nos tribunais superiores. 


Christiane Silva de Moraes

Professor(a)

Advogada com atuação humanizada, colaborativa e sistêmica, especialista em Direito Civil (2015), Processo Civil (2017), Família e Sucessões (2019). Pós graduanda em Direito Sistêmico e métodos pacíficos de solução de conflitos pela Faculdade Innovare/ SP. Co-autora dos livros: A filosofia jurídica sistêmica – um olhar humanizado na justiça e Métodos Adequados de Gestão de Conflitos - a serviço da pacificação e da humanização da justiça, ambos da editora Ultima Ratio. Capacitada em Práticas Colaborativas pelo Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas – IBPC (2018). Facilitadora de Constelação Familiar (2017). Mediadora e conciliadora extrajudicial pelo IPMEC. Acadêmica de Psicologia. Professora.

Cíntia Castro Tirapelle

Professor(a)

Advogada, Empresária, Consultora e Treinadora Corporativa no Setor de Imagem, Etiquetas Profissional/Corporativa, Digital e Social com especializações em Personal Branding e Desenvolvimento de Soft Skills com aproximadamente 24 (vinte e quatro) anos de experiência na área jurídica corporativa e 5 (cinco) anos nas demais áreas.

Clarice Costa Calixto

Professor(a)

Doutora e Mestre em Direito pela UnB; professora da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e da PUC-SP; Advogada da União atuando na Procuradoria-Geral da União. 

Cristiane Damasceno

Professor(a)

Advogada, formada pelo Centro Universitário de Brasília -  Uniceub. Pós-Graduada em Direito Processual Penal pela Universidade Gama Filho. Mestre em Direito Constitucional pela EDB/IDP. Conselheira Federal e presidente da comissão nacional da mulher advogada. Vice-Presidente da OAB/DF na gestão 2019/2021, Conselheira seccional da OAB/DF, gestão 2016/2018. Professora da graduação e pós-graduação em direito penal, processo penal da Escola de Direito de Brasília - EDB/IDP e do Uniceub, da Pós-Graduação em Direito

Cristiane Siggea Benedetto

Professor(a)

Especialista em direitos difusos e coletivos. Advogada com experiência profissional em Direito Urbanístico. Mediadora de conflitos. Membro do Conselho do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (gestão 2018/2019, reeleita para o biênio 2020/2021).

Cristiano Chaves de Farias

Professor(a)

Mestre em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador - UCSal. Graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (1995).  Atualmente é Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia. É Professor de Direito Civil da Faculdade Baiana de Direito e do Complexo de Ensino Renato Saraiva. Já lecionou em outras instituições de ensino jurídico como a Faculdade de Direito da UFBA, Rede Telepresencial de Ensino LFG, Curso JusPODIVM - Centro Preparatório para a Carreira Jurídica, UNIFACS, UNIJORGE e UCSal. E é membro do IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família.

Cristina Alves Tubino

Professor(a)

Especialista em Direito Penal e Processo Penal. Advogada. Professora. Conselheira Seccional da OAB/DF. Presidente da FAJ na gestão 2019/2021. Membro consultora da Comissão Nacional da Mulher Advogada do Conselho Federal da OAB.

Daiana Maria Santos de Sousa

Possui Graduação em Direito - Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central (2013). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Privado. Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela LFG, no ano de 2015. Pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade Estácio de Sá em parceria com CERS, em março de 2017. Mestra em Direitos Sociais e Processos Reivindicatórios pelo Centro Universitário IESB. Mestra em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências da Saúde da UnB, em 2022. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas da UnB. Professora Orientadora do Núcleo de Prática Jurídica Trabalhista - NPJ - do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - Uniceplac. Coordenadora Interina dos Núcleos de Práticas Jurídicas do UNICEPLAC de julho/2022 a fevereiro de 2023.

Daniel Gustavo Falcão Pimentel dos Reis

Professor(a)

Doutor e Mestre em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-graduado em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP. Graduado em Direito pela FDUSP e em Ciências Sociais pela FFLCH-USP. Advogado e Cientista Social. Professor de Direito Eleitoral nos cursos de graduação e pós-graduação do IDP – Instituto Brasiliense de Direito Público.  Foi assessor no STJ, no TST e na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Foi professor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP.

Daniel Tamm Sakkis

Professor(a)

Graduado em Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria pelo Centro Universitário Senac. Consultor no Setor de Imagem, Etiqueta Corporativa, Personal Branding e Desenvolvimento de Soft Skills.

Daniela Leal Torres

Professor(a)

Especialista em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho Pela Escola de Magistratura Trabalhista da 5ª Região (CEMAG). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia de Palmas (FTP). Professora de Trabalho e Direito Processual do Trabalho nos Cursos da ESA – Escola Superior da Advocacia OAB/DF. Sócia/Proprietária do Escritório de Advocacia Leal & Ribeiro Advogados Associados S/C, atuante nas áreas Trabalhista, Cível e Previdenciária. Mestranda em Educação no programa de Máster em Educación da Universidad Europea del Atlántico, realizado sob o convênio da Fundação Universitária Iberoamericana.

Daniela Rodrigues Mota

Professor(a)

Especialista em Direito Notarial e Direito Registral. Especialista em Direito Condominial. Consultora jurídica. Advogada. Consultora em Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Palestrante. Vice Presidente da Comissão Nacional de Direito Condominial da Associação Brasileira de Advogados. Membro Consultora da Comissão Especial de Direito Condominial do Conselho Federal da OAB. Membro da Comissão Nacional de Direito Digital da Associação Brasileira de Advogados. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (IBRADIM).

Daniele Russo

Professor(a)

Graduada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ. Mestre em Teoria Geral do Estado e Direito Constitucional  pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC/RJ. Mestre em Administração Pública  pela Escola Brasileira de Administração Pública  e de Empresas  da Fundação Getúlio Vargas- EBAPE/FGV. Foi Diretora  de Normas e Procedimentos Judiciais no antigo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Diretora de Gestão Corporativa na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, Diretora de Administração e Logística do Ministério da Economia. Assessora no Superior Tribunal de Justiça.


Danilo Rinaldi dos Santos Júnior

Professor(a)

Mestre em Direito pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM). Graduado em Direito pela UNIEURO. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior. Pós-graduado em Direito Desportivo. Advogado. Professor universitário dos cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis. Ex-Presidente do Conselho Jovem da OAB/DF. Autor de diversos artigos e livros.

Eduardo Lowenhaupt da Cunha

Professor(a)
Advogado há 37 anos. Professor, palestrante. Ex-Desembargador TRE/DF em 2014/2016.

Eduardo Oliveira Teixeira

Professor(a)

Especialista em Direito Constitucional. Advogado Criminalista. Professor de Direito Penal e Processo Penal em cursos de graduação e em preparatórios para concursos públicos. 

Erik Noleta Kirk Palma Lima

Professor(a)

Advogado da União. Mestre em Direito pela Universidade de Brasília. Presidente da Comissão de Advocacia Pública Federal da OAB/DF.

Érika Azevedo Siqueira

Professor(a)

Especialista em Administração Legal pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo/SP (2008). Especialista em Direito Processual Civil pelo Centro Universitário de Brasília (1999). Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (1995). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho, Processual do Trabalho, Processo Civil. 

Erika Winge

Professor(a)

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília. Mestrado em Direito e Economia (European Masters in Law and Economics) pela Universität Hamburg e Aix-Marseille Université. Especialização em Ministério Público e Ordem Jurídica, com foco em direito urbanístico, pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Especialização em Direito Público, pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo, bem como em Direito, Estado e Constituição, pela Universidade Cândido Mendes. Graduação em Direito pelo Centro Universitário de Brasília e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília. Hoje, atua na Organização do Tratado de Cooperação Amazônica. Tem ampla experiência nos setores público e privado atuando como urbanista, arquiteta, advogada, consultora, tradutora e pesquisadora, como foco em questões territoriais e desenvolvimento sustentável, no Brasil, Europa e África, junto à ONU-Habitat Angola, como Chefe-de Escritório (Officer-in Charge), consultora e pesquisadora.

Fabrício Reis Fonseca

Professor(a)

Mestrando em Healthcare Management pela Miami University of Science and Technology – Must. MBA em Direito Médico e da Saúde. MBA em Direito Médico e Proteção Jurídica Aplicada à Saúde. Advogado. Vice-Presidente da Comissão Direito à Saúde da OAB/DF. Conselheiro Suplente do Conselho de saúde de Brasília – Região Central.

Fabrizio Pieroni

Professor(a)

Especialista em Direito do Estado pela Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado. Mestre em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Procurador do Estado de São Paulo. Presidente da APESP - Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo. Diretor de Assuntos Legislativos da ANAPE. Especialista em Direito do Estado pela Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado. Mestre em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Procurador do Estado de São Paulo. Presidente da APESP - Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo. Diretor de Assuntos Legislativos da ANAPE.

Fernanda Carolina Vieira da Costa

Professor(a)

Mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE/ MDU. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Urbano - MDU/UFPE. Especialização em Planejamento e Uso do Solo Urbano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/ IPPUR. Possui graduação em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. É cooperada da Cooperativa de Consultoria e Assessoria à Gestão Sócio Ambiental e Vice Diretora Geral do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico - IBDU. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Urbanístico e ambiental. Atua como consultora na área de planejamento urbano e regional e em políticas públicas urbanas, em especial habitação, regularização fundiária e ordenamento territorial. Coordenou a elaboração e implementação de projetos e programas de caráter multidisciplinar financiados por entidade internacional de fomento, com atenção especial na intervenção sobre áreas de baixa renda, como também coordenou equipe técnica responsável pelo controle urbano e ambiental. Possui ainda experiência em consultoria e assessoria, integrando e coordenando equipes multidisciplinares que elaboram estudos e planos regionais de desenvolvimento, planos de políticas setoriais, planos diretores municipais e legislações urbanísticas e ambientais. 

Fernando augusto de Melo Cardoso

Professor(a)

Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília. Advogado com ênfase nas áreas de direito notarial e registral, direito das famílias e das sucessões. Secretário-Geral Adjunto da Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB/DF. Conferencista. Palestrante. Professor da ESA-OAB/DF. Foi Consultor Internacional do Senado Federal/BID/PNUD no projeto “Legislação Básica dos Municípios Brasileiros”. Professor-tutor e conteudista da Universidade Aberta do Brasil. Assistente da ANOREG/DF e escrevente notarial.

Fernando Facury Scaff

Professor(a)

Livre Docente e Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da USP, atua e também é autor de várias obras nas seguintes áreas: Direito Constitucional, Direito Financeiro, Direito Econômico, Direito Tributário.Professor Titular de Direito Financeiro da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), sócio do escritório Silveira, Athias, Soriano de Mello, Guimarães, Pinheiro & Scaff – Advogados e Professor Titular aposentado de Direito Financeiro e Tributário da Universidade Federal do Pará (UFPA).


Flávio José Roman

Professor(a)

Doutor em Direito pela PUC-SP. Procurador-Geral do Banco Central. Professor do IDP-DF. Coordenador acadêmico da AIR (Academia para Inovação em Regulação).

Gabriela Marcondes Laboissiere Camargos

Professor(a)

Especialista em Direito Processual Civil, com formação acadêmica pelo Instituto Brasiliense de Direito Público. Atua em Tribunais Superiores desde 2009. Conselheira Seccional da OAB/DF, bem como membro do Comissão de Tribunais Superiores.


GÁUDIO RIBEIRO DE PAULA

Professor(a)

Doutorando pela Universidade Autonoma de Lisboa (UAL). Diretor-Presidente do Instituto DIA. Advogado perante o TST e o STF. Diretor-Secretário da ABRADT – Academia Brasiliense de Direito do Trabalho. Instrutor de cursos de formação no TST, TSE, TRTs da 17ª e 18ª Regiões, Banco Central na UNIBACEN, Escolas Superiores de Advocacia do DF, SP, MG e RS, SEBRAE nacional, POUPEX, EMBRAPA, entre outras instituições. Ex-assessor de ministro no TST. Ex-Coordenador dos cursos jurídicos do IBMEC-DF. Ex-professor no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB) de graduação, orientador de trabalhos de conclusão de curso, além de conteudista e tutor de cursos de ensino a distância nas seguintes disciplinas: Direito Individual do Trabalho, Direito Coletivo do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Direito e Novas Tecnologias, assim de especialização no UnICEUB e no IDP de Brasília, em Processo nos Tribunais Superiores, Direito do Trabalho Contemporâneo e Práticas Processuais Trabalhistas. Palestrante nos Congressos promovidos por diversas instituições (LTr, Academia Nacional de Direito do Trabalho, IBMEC, ESAs, entre outras). Autor de diversas obras, entre as quais se destaca Imunidade jurisdicional em matéria trabalhista, livro publicado pela Editora LTr. 

Geraldo Felipe de Souto Silva

Mestre em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília - UniCEUB. Especialista em Direito Civil e Direito Administrativo pela UGF. É tabelião titular do Cartório do 2º Ofício de Notas, Registro Civil, Títulos e Documentos, Protesto de Títulos e Pessoas Jurídicas do DF. Vice-presidente do Sindicato dos Notarios e Registradores do DF. Foi Procurador da Fazenda Nacional com atuação no Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

Gislaine Jaciara Castro dos Santos

Professor(a)

Advogada há mais 29 anos com militância nas várias áreas do Direito. Atuou como professora junto à Universidade de Brasília e Fundação de Assistência Judiciária da OAB/DF, em especial, na prática da advocacia e, com foco atual, assessorando Organizações da sociedade civil.

Gustavo Toniol Raguzzoni

Professor(a)

Bacharel em direito pela Universidade de Brasília (FD/UnB), pós graduando em Compliance e Integridade Corporativa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Distrito Federal. Atua na Navarro Prado, Sociedade de Advogados que detém larga experiência em assessoria jurídica e em contencioso estratégico para o setor de Infraestrutura.

No âmbito da arbitragem é Membro-Consultor da Comissão Especial de Arbitragem do Conselho Federal da OAB; Membro da Comissão de Métodos Adequados de Solução de Conflitos da OAB/DF no triênio 2019/2021, em que Preside a Subcomissão de Arbitragem; foi membro da Comissão de Arbitragem da OAB/DF no triênio 2016/2018; atuou no convênio entre a OAB/DF e CBMAE para jovens arbitralistas; Membro do CEPANI40, associação da Instituição de Arbitragem e Mediação da Bélgica (CEPANI); Membro da Young Austrian Arbitration Practitioner para jovens profissionais (AUT|ARB]; Integrou o UnB Moot Team para o Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot nos biênios 2014/15, 2015/16, 2016/17; 2018/19.


Hector Luís Cordeiro Vieira

Professor(a)

Doutor e Mestre em Direito pela Universidade de Brasília, sob a linha de pesquisa: Direito, Estado e Sociedade, Políticas Públicas e Democracia. Graduação em Direito pelo Centro Universitário de Brasília e graduação em Sociologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é Advogado e Professor Titular de Direito Constitucional e Administrativo no curso de Direito no Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. Consultor-Chefe da Endoxa Consultoria Acadêmica e Jurídica. Ex-Consultor Técnico do MEC/UNESCO em políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania.

Helder Rebouças

Professor(a)

Helder Rebouças é presidente da Comissão de Direito Financeiro e Orçamentário da OABDF, doutor em Direito pela Universidade de Brasília  Unb, Consultor Legislativo fo Senado, foi Diretor Geral do Senado e Diretor Executivo do Instituto Legislativo Brasileiro do Senado - ILB.

HENRIQUE GOMES DE ARÁUJO E CASTRO

Professor(a)

Pós-graduado em Direito Público. É advogado militante nas searas da Advocacia Cível, Condominial, Empresarial e Trabalhista (desde/2003). Presidente da Comissão de Direito Condominial da Subseção da Ordem do Advogados de Taguatinga (OAB/DF) (2019/2021). Membro da Comissão Especial de Direito Condominial CFOAB. Professor Assistente do Instituto Reger. Palestrante e autor de diversos artigos sobre direito e gestão condominial, publicados nos mais variados canais e revistas especializadas.

Henrique Machado Fernandes Moreira

Professor(a)
Pós-graduado em Direito Público pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e em Direito Econômico da Regulação Financeira pela Universidade de Brasília (UnB). Advogado, Procurador do Banco Central, foi diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), secretário do Conselho Monetário Nacional (CMN) e secretário-executivo do Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiro, de Capitais, de Seguros, de Previdência e Capitalização (Coremec), foi assessor jurídico do Procurador-Geral do BC e assessor chefe de Subprocurador-Geral da República, no âmbito do Ministério Público Federal. É professor convidado da FGV-Rio e do IDP.

Hercules Alexandre da Costa Benício

Professor(a)

Doutor e Mestre em Direito pela Universidade de Brasília. É tabelião titular do Cartório do 1º Ofício do Núcleo Bandeirante/DF. Presidente do Colégio Notarial do Brasil - Seção do Distrito Federal e acadêmico ocupante da Cadeira nº 12 da Academia Notarial Brasileira. Foi Procurador da Fazenda Nacional com atuação no Distrito Federal. Autor do livro: Responsabilidade civil do Estado decorrente de atos notariais e de registro (Editora RT, 2005).

Ian Grosner

Professor(a)

Mestre em direito aeronáutico e espacial pela Universidade de Leiden, na Holanda. Especialista em direito público pela UnB. Procurador Federal desde 2002. Membro da Comissão de Direito Aeronáutico, Aeroportuário e Espacial da OAB-DF desde 2019. Professor de direito espacial da ESA-DF, Universidade Católica de Santos - UniSantos e do CEDIN-MG. Membro titular do Grupo de Trabalho (GT-12) do Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República que elaborou o anteprojeto da nova lei geral do espaço. Membro da Associação Brasileira de Direito Aeronáutico e Espacial (SBDA). Membro do International Institute of Space Law (IISL).

Igor Teles Lima

Professor(a)
Advogado, Presidente da OAB-DF Subseção do Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Park Way. Diretor da Comissão Especial de Licitações da OAB Nacional. Pós-graduado em Direito Processual Civil. Pós-graduado em Direito Urbanístico e Ambiental. Pós-graduando em Licitações e Contratos Públicos.

Ione Vanesca Trindade de Oliveira

Professor(a)
Advogada. Pós Graduanda em Direito à Saúde, Médico, Trabalhista e Previdenciário. Pós Graduanda em Bioética e Biodireito. Pós Graduada em Direito Penal e Processual Penal pelo Instituto de Cooperação e Assistência Técnica (2007). Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (2003). Proprietária do escritório Ione Oliveira Advocacia Especializada desde 2003. Facilitadora em Constelações Sistêmicas Familiares e Empresariais. Treinadora Comportamental Sistêmica.

Isabella Christine Correia Alves de Carvalho Vieira

Professor(a)

Advogada e Consultora, especialista em Direito Digital, Privacidade e Proteção de dados pessoais. Analista de perfil comportamental e Coach Integral Sistêmica. Apaixonada por ajudar pessoas e empresas, contribuindo para a construção de soluções personalizadas e inovadoras.

Jaques Fernando Reolon

Professor(a)

Presidente da Associação Nacional dos Advogados nos Tribunais de Contas do Brasil – ANATRICON e vice-presidente da Jacoby Fernandes & Reolon Advogados Associados. Advogado e Economista. Consultor e palestrante. 

Jersilene de Souza Moura

Professor(a)

Procuradora da Fazenda Nacional. Mestre em Administração Pública pela EBAPE-FGV. Mestranda em Direito em FGV Direito São Paulo. Vice-Presidente da Comissão da Advocacia Pública da OAB-DF

João Paulo de Faria Santos

Professor(a)

Doutor em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo. Mestre em Direito Civil-Constitucional pela Universidade de Brasília.  Advogado da União. Foi professor do UniCEUB de Direito Civil e Constitucional. Professor da Universidade Federal de Goiás de Direito Civil. 

João Pedro Leite Barros

Professor(a)
Pós-Doutorando em Direito pela Universidade de Brasília. Doutor em Direito pela Universidade de Brasília. Mestre em Direito pela Universidade de Lisboa. Professor e Advogado.

José Elias Gabriel Neto

Professor(a)
Mestre em Direito Público (FMP/RS). Especialista em Direito Público.Coautor do Livro: “Medidas de Segurança: Aspectos jurídicos, médicos e psicológicos”. Autor de capítulos de livros e de artigos científicos em periódicos.

Jules Michelet Pereira Queiroz e Silva

Professor(a)

Doutorando em Direito Tributário pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília. Professor de pós-graduação no Instituto Brasiliense de Direito Público. Advogado. Vice-Presidente do Instituto Potiguar de Direito Tributário.  Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados na área de Direito Tributário e Tributação. Ex-procurador da Fazenda Nacional. 

Júlia do Couto e Silva Freitas

Professor(a)

Pós-Graduada em Transformação de Conflitos e Estudos de Paz com Ênfase no Equilíbrio Emocional, oferecido pelo Instituto Paz & Mente em Florianópolis, em parceria com a Cátedra de Paz da UNESCO pela Universidade de Innsbruck, Austria e pelo Instituto Santa Barbara, California, EUA. Mestranda em Paz, Desenvolvimento, Segurança e Transformação Internacional de Conflitos pela Universidade de Innsbruck/Áustria. Advogada. Palestrante. Mediadora Extrajudicial. Facilitadora de Círculos de Paz e Restaurativos.

Julia Maurmann Ximenes

Professor(a)

Pós-Doutora em Direito pela Universidade da Califórnia. Advogada. Professora de graduação, pós-graduação e mestrado. Coordenadora da Pós-Graduação e Extensão da Faculdade Presbiteriana Mackenzie de Brasília (FPMB).  

Karina Amorim Sampaio Costa

Professor(a)
Doutoranda em Pesquisa em Direito e Políticas Públicas – Centro Universitário de Brasília (UNICEUB), Brasília/DF. Mestre em Direito Constitucional – Escola de Direito do Instituto Brasiliense de Direito Público (EDB/IDP). Especialista em Direito Civil e Processo Civil – Universidade Estácio de Sá.

Karina Custodio Zucoloto

Professor(a)
Mestre em Direito Internacional Econômico pela Universidade Católica de Brasília.  Graduada em Direito pela Universidade Mackenzie – SP. Advogada e Consultora Jurídica. Docente universitária e Professora na ESA/DF. Foi monitora do Ministro aposentado do STF Cézar Pelluzo junto à PUC/SP na disciplina Direito Processual Civil.

Lana Borges

Professor(a)

Procuradora da Fazenda Nacional desde 2008, com atuação no STJ e no STF. Coordenadora da Estratégias Judiciais da Fazenda Nacional (atualmente). Mestranda em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília (UNICEUB). Coidealizadora e Cofundadora do Movimento Tributos a Elas. Integrante do Grupo Tributação e Gênero – FGV/SP, Tributos a Elas e WIT.

Larissa Bezerra Luz do Vale Cerqueira

Professor(a)

Promotora de Justiça no Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios, Membro Auxiliar no Conselho Nacional do Ministério Público, Ouvidora da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios, Especialista em Processo Civil,. Especialista em Sistemas de Justiça Criminal. Professora de Direito Processual Penal e Legislação Institucional do Ministério Público.

Leonardo Gomes de Aquino

Professor(a)

Mestre em Ciências Jurídico-Empresariais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2005). Atualmente é autônomo - ArSiriano Advogados, professor da Escola Superior de Advocacia do Distrito Federal, professor do Centro Universitário de Brasília e horista do Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia. Colunista na Coluna “Descortinando o Direito Empresarial” no Jornal Estado de Direito, ISSN 2446-6301, contribuindo na popularização do direito como instrumento de cidadania e protagonismo social.

Leonardo Morais de Araújo Pinheiro

Advogado administrativista e consultor jurídico para o terceiro setor. Professor de Direito do Centro Universitário do Distrito Federal - UDF. Doutorando em Direito pela Universidad Carlos III de Madrid. Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e em Derechos Humanos, Interculturalidad y Desarollo pela Universidad Pablo de Olavide de Sevilha (UPO/ES). Líder do Grupo de Estudos em Direito Administrativo do Centro Universitário do Distrito Federal (GEDA/UDF).

Leone Pereira

Professor(a)
Sócio e Advogado do Escritório PMR Advogados. Pós-Doutor pela Universidade de Coimbra/Portugal. Pós-Doutor pela Universidade de Santiago de Compostela/Espanha. Doutor e Mestre pela PUC/SP. Especialista pela Universidade Cândido Mendes/RJ. Professor de Direito do Trabalho, de Direito Processual do Trabalho e Prática Trabalhista. Autor de Obras e Artigos Jurídicos. Palestrante. Coordenador da Área Trabalhista e Professor do Damásio Educacional. Titular da cadeira n. 19 da Academia Brasileira de Direito da Seguridade Social (ABDSS). Professor de Direitos Humanos em Módulos Internacionais (Portugal e Espanha).

Lilia Simone Rodrigues da Costa Vieira

Professor(a)

Mestre em Direitos Humanos pela Universidade de Brasília. Especialista em Direito Público pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Graduada em Direito pelo Uniceub. Juíza do Tribunal de Justiça do Distrito Federal desde 2003, com oito anos de experiência em Varas de Família. Ex-Promotora de Justiça do Ministério Público do Mato Grosso do Sul e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Professora de Direito Civil e Direitos Humanos.

Lindman Anderson Guimarães de Oliveira Filho

Professor(a)

Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho, Advogado Trabalhista, Sócio Fundador da Escola de Advogados Trabalhistas, Professor do Curso do PJE-CALC na ESA/PA desde 2018, Professor de cursos livres e profissionalizantes para Advogados Trabalhistas.

Luciana Cunha Ximenes

Professor(a)

Advogada, Analista na Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A. –ABGF, Professora na Escola de Negócios e Seguros – ENS. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Brasília e em Direito pelo Centro Universitário Unieuro, pós-graduanda em Direitos Sociais, Ambiental e do Consumidor pelo Uniceub.

Luciana Hoff

Professor(a)

Procuradora Federal desde 2000. Atua nos Tribunais Superiores. Vice-Presidente da Anafe - associação nacional dos advogados públicos federais. Foi Diretora do Departamento de Contencioso da Procuradoria Geral Federal e Coordenadora Jurídica do GECOPA - Grupo Executivo da Copa do Mundo.

Ludmila de Araújo Correia

Professor(a)

 Arquiteta, Mestre em Paisagem, Ambiente e Sustentabilidade e doutoranda em Projeto e Planejamento Urbano e Regional. É professora do UniCEUB; orienta pesquisas na temática de HIS e coordena o projeto Morada de Luz (assistência técnica a famílias em Área de Regularização de Interesse Social - ARIS). Participou do Projeto Comunidade Eficiente (convênio entre o PROARQ/FAU/UFRJ e a Companhia Ligth RJ), com elaboração de manual de conforto e eficiência energética em HIS. É coordenadora de Formação e Prática Profissional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/DF); coordenadora da regional centro-oeste da Sociedade Brasileira de Acústica (SOBRAC). Participa de coletivos de Direito à moradia (Panã Arquitetura Social) e Direito à cidade (Agenda Popular do Território  e Projeto Brasil Cidades, Núcleo DF).

Luiz Fernando Ferreira Magalhães

Professor(a)

Especializado em questões urbanísticas de alta complexidade, tendo atuado como representante da Casa Civil do Distrito Federal destacado para acompanhamento das políticas públicas relativas à área urbanística, assessor especial responsável pela coordenação jurídica da Central de Aprovação de Projetos, representante da OAB em fóruns e conselhos afetos ao tema. Presidente da Comissão de Direito Urbanístico e Regularização Fundiária.

Luiz Guilherme Ros

Professor(a)

Doutorando em Direito Econômico pela UnB. Mestre em Direito Constitucional pelo Instituto de Direito Público de Brasília. Pós-graduado em Direito Penal Econômico pela Fundação Getúlio Vargas. Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Sócio do escritório SilvaMatos Advogados. É Consultor do Programa das Nações Unidas perante o CADE noprojeto Control of Data, Market Power, and Potential Competition in MergerReviews. É Secretário da Comissão de Defesa da Concorrência e membroda Comissão de Direito Regulatório. Foi Vice-Presidente do Conselho deAdministração da LoopKey S.A., e Data Protection Officer da Sociedade. Foiprofessor voluntário na Universidade de Brasília. Foi assistente técnico ecoordenador substituto na Superintendência Geral do Cade. Foi assessor doTribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

Manoel Franklin Fonseca Carneiro

Professor(a)

Bacharel em Economia (UDF). Bacharel em Direito (UDF). Pós-graduado em Direito Animal na Escola da Magistratura Federal do Paraná – ESMAFE. Juiz de Direito no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT. Exerceu as funções de Promotor de Justiça no Ministério Público do Estado de Goiás – MP/GO. 

Marcello Terto e Silva

Professor(a)

Procurador do Estado de Goiás, desde 2003. Pós-graduado em Ordem Jurídica e Ministério Público (FESMPDFT). Pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil (Candido Mendes). Pós-graduado em Advocacia Pública (IDDE). Pós-graduando em Direito Público (USP). Foi presidente da Associação Nacional dos Procuradores de Estado e do Distrito Federal (Anape/ 2012-2017) e da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás (Apeg / 2007-2009 e 2009-2011). Conselheiro Seccional da OAB-GO (2009-2011). Conselheiro Federal da OAB, compôs a 2º e a 3ª Câmaras. Presidiu a Comissão Nacional da Advocacia Pública (2016-2019 e 2019- 2022). Atualmente é Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, indicado pelo Conselho Federal da OAB.

Marcílio da Silva Ferreira Filho

Professor(a)
Procurador do Estado de Goiás. Doutor em Direito e Políticas Públicas. Professor de Direito Constitucional e Administrativo em diversos preparatórios e especializações pelo Brasil.

Marco Antonio Araújo Junior

Professor(a)
Advogado; Doutorando em Direito pela PUC/SP; Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Unimes; Especialista em Direito das Novas Tecnologias/Direito Digital  pela Universidade Complutense de Madrid; Membro da Comissão Nacional de Defesa do Consumidor do Conselho Federal da OAB 2022/2024, 2016/2018 e 2013/2015; Professor e Co-Fundador do MEU CURSO EDUCACIONAL; Conselheiro Seccional da OAB/SP de 2013 a 2018; Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/SP de 2013 a 2018;  Assessor-Chefe da Fundação Procon SP em 2019; Foi Diretor da Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes, do Damásio Educacional, da Faculdade Damásio e da Faculdade IBMEC; Autor e coordenador de várias obras na Editora Saraiva.

Marcus Vinicius Bernardes Gusmão

Professor(a)

Formado em Direito pelo Uniceub; Pós-Graduado em Direito Público pela Faculdade Cândido Mendes; Pós-Graduado em Direito Penal pela Escola da Magistratura do Distrito Federal; Mestrando em Direito e Políticas Publicas pelo Uniceub; atuação na advocacia criminal há 13 anos; palestrante; autor de livros; colaborador da TV Justiça e Rádio Justiça.

MARIA ROSA LOULA

Professor(a)

Procuradora Federal desde 2002. Doutora e Mestre em Direito Internacional pela UERJ, com estágio de doutoramento em Coimbra. Foi Diretora do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) do Ministério da Justiça, Diretora de Regulação da Educação Superior no Ministério da Educação (DIREG/SERES/MEC). Foi Conselheira do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) do Ministério da Fazenda e foi a responsável técnica pela negociação de inúmeros acordos internacionais de cooperação jurídica internacional. Foi membro do Conselho Editorial das Revistas da AGU e do CADE.

Maria Sofia Figueredo Pelegio

Professor(a)

Especialista em LLM Direito Tributário e Contabilidade pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Graduada pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Advogada atuante nas áreas de direito tributário, constitucional e contencioso cível e tributário. Eixos temáticos de pesquisa: possível extinção dos paraísos fiscais após a ativação de acordos firmados no âmbito da OCDE, tributação internacional, investimento estrangeiros no Brasil, repatriação de recursos e comportamento das teses tributárias em sede constitucional.

Mariana Barbosa Cirne

Professor(a)

Mestre e Doutora em Direito, Estado e Constituição pela Unb. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Direito Constitucional pela UNP, em Direito Processual Civil pelo IDP.

Marina Fontes de Resende

Professor(a)

Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Especialista em Direito do Consumidor pela Universidad Castilla-La Mancha (Toledo, Espanha). Especialista em Direito Internacional Privado pela The Hague Academy of International Law (Haia, Holanda). Advogada, formada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

Marina Stephanie Ramos Huidobro

Professor(a)

Advogada e Professora; Mestra em Direito Internacional e Direito Espacial pela Universidade Católica de Santos; Membra e Diretora de Relações Institucionais do Grupo de Pesquisa de Direito e Política Espacial da Universidade Católica de Santos; Observadora do Grupo Internacional de Trabalho da Haia sobre Governança de Recursos Espaciais – Universidade de Leiden, Holanda (2019). Observadora do Global Expert Group on Sustainable Lunar Activities (GEGSLA) – Moon Village Association, Viena – Áustria. Prospective Member do Instituto Internacional de Direito Espacial (IISL – Paris). Autora de artigos científicos e capítulos de livros sobre Direito Espacial publicados a nível nacional e internacional. Presidenta da Comissão de Direito Espacial da OAB Santos (2020-2024).

Marlon Tomazette

Professor(a)

Possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília (1997), mestrado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (2007) e doutorado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (2014). Atualmente é Procurador do Distrito Federal, professor do Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP, professor da Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e professor titular do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB. Tem como áreas de atuação principal o direito societário, o direito falimentar e recuperacional e os contratos empresariais.

Miriam Cleide Ramalho Brunet Sobrinha

Professor(a)

Pós-Graduada em Transformação de Conflitos e Estudos de Paz com Ênfase no Equilíbrio Emocional, oferecido pelo Instituto Paz & Mente em Florianópolis, em parceria com a Cátedra de Paz da UNESCO pela Universidade de Innsbruck, Áustria e pelo Instituto Santa Barbara, Califórnia. Advogada. Mediadora de Conflitos pelo CNJ. Presidente da Subcomissão de Mediação da Comissão de Métodos Adequados de Solução de Conflito da OAB-DF. PEUA. Conciliadora e Mediadora Judicial voluntária do TJDFT.

Monica Simionato

Professor(a)

Mestre em Jornalismo (França), está atualmente conduzindo pesquisas sobre stress, trauma e liderança, para seu doutorado no Canada. Antropóloga pela Universidade de Torino, na Itália. Professora universitária. Lecionou na Itália, Suécia, EUA, França e Canada. Monica publicou uma dezena de livros entre Brasil e Itália. Poliglota, serve como conselheira no board de diretores do Somatic Experiencing Institute. Desenvolve programas de liderança emocional, focando sobre o fator emocional nas negociações. Consultora internacional para grandes empresas como Danone, Bayer e Nike; atua no ambiente jurídico (PGE RJ, BA, ES; GCU de Brasília entre outros). Foi coordenadora, por muitos anos, do curso de Liderança para advogados na FGV Law de São Paulo.

Mozart Borba Neves Filho

Professor(a)

Professor de Direito Processual Civil de cursos de graduação, pós-graduação e preparatórios para concursos. Membro da Associação Norte e Nordeste de Professores de Processo. Sócio do ATF Cursos Jurídicos. Advogado.

Natália Alves Duarte Barbosa

Professor(a)

Pós-Graduada em Direito Econômico e Defesa da Concorrência pela FGV. Graduada em Direito pela Unb. Procuradora do Banco Central do Brasil, atualmente lotada na Procuradoria Regional do Banco Central no Distrito Federal. 

Nefi Cordeiro

Professor(a)

Doutor e Mestre em Direito pela UFPR, com concentração na área criminal. Professor Universitário – graduação e pós-graduação, lato e stricto sensu. Formado em engenharia civil (PUCPR), ex-integrante do Ministério Público e Magistratura estadual no Paraná, Juiz e Desembargador Federal do TRF 4ª Região, Ministro do Superior Tribunal de Justiça. Advogado.

Nildete Santana de Oliveira

Professor(a)

Doutora em Direito pelo Centro Universitário do Uniceub. Mestra pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Advogada. Já lecionou no Unieuro e na UDF como professora titular nas cadeiras de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho.

Norberto Mazai

Professor(a)
Pós-Doutor em Educação (UPF). Doutor em Educação (UNB). Mestre em Educação (UPF). Graduado em Filosofia (UFN). Graduado em Teologia (FAPAS). Professor de Filosofia, Ética, Antropologia, Ciência Política, Humanidades e Oratória. Pesquisador e professor na Escola da Magistratura/DF, na Escola Superior da Advocacia do DF, IDP e IESB.

Olivia Rocha Freitas

Professor(a)

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduada em Direito pela Universidade Potiguar. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte . Professora do Instituto Brasiliense de Direito Público das disciplinas de Linguagem Jurídica e Leitura e Produção de Textos, pesquisadora da temática "escrita e argumentação jurídica", conforme registro no CNPQ.

Osmar Mendes Paixão Côrtes

Professor(a)

Pós-doutor em Processo Civil pela UERJ. Doutor em Processo Civil pela PUC-SP. Mestre em Direito e Estado pela Unb. Professor do mestrado/doutorado do IDP. Advogado militante nos Tribunais Superiores há mais de 20 anos.

Pablo Malheiros da Cunha Frota

Professor(a)

Pós-doutorado em Direito na Universidade de Brasília. Doutor em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Função Social do Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo. Especialista em Direito Civil pela Unisul. Especialista em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduado em Direito na Universidade Católica de Brasília. Graduando em Filosofia na Universidade Católica de Brasília. Professor Adjunto em Direito Civil e Processo Civil da Universidade Federal de Goiás e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Direito Agrário da mesma instituição. Diretor de Publicação do IBDCONT. Diretor do IBDFAM/DF. Assessor Jurídico na Terracap (DF).

Professor EV

Professor(a)
Mussum Ipsum, cacilds vidis litro abertis. Detraxit consequat et quo num tendi nada. Paisis, filhis, espiritis santis. Interessantiss quisso pudia ce receita de bolis, mais bolis eu num gostis. Casamentiss faiz malandris se pirulitá. Vehicula non. Ut sed ex eros. Vivamus sit amet nibh non tellus tristique interdum. Atirei o pau no gatis, per gatis num morreus. Pra lá , depois divoltis porris, paradis. Quem manda na minha terra sou euzis!

Rafaella de Andrade Vieira

Professor(a)

Mestre. Doutoranda em Liderança e Equipes de Alta Performance pela Universidade de Brasília, Psicóloga. Coordenadora do MBA em Gestão e RH 4.0 pelo IDP. Consultora Organizacional com mais de 15 anos de experiência, dos quais 6 anos exercendo cargos de liderança em empresas e 6 meses de experiência profissional internacional em Chicago, Illinois–EUA. 

Raphael Augusto Pinheiro Anunciação

Professor(a)

Mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP. Advogado Especialista em Licitações e Contratos Administrativos. Advogado graduado pela Universidade de Brasília – UnB. Professor da Escola Superior da Advocacia - ESA, da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/DF. Membro do Grupo de Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil destinado à análise do tema da modernização da Lei de Licitações e Contratos, objeto do Projeto de Lei do Senado n° 559, de 2013, conforme Ofício 036/2017-GPR. Ministrou mais de 300 cursos de Licitações e Contratos Administrativos; Instrução Normativa nº 05/2017; Instrução nº Normativa 01/2020; Elaboração de Termo de Referência e Projeto Básico; Planilha de Composição de Custos; Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos para setores públicos e privados. 


Raphael Rosa Nunes Vieira de Paiva

Professor(a)
Pós-Graduando em Direito Civil. Advogado. Foi Chefe da Assessoria Jurídica Legislativa da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Representante da OABDF e CFOAB nos Comitês Gestores do PJe do TRT 10, TJDFT, TRF 1, TRE, além de ministrar treinamentos de PJe desde o ano de 2015.

Raquel Lucas Bueno

Advogada, Mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília - DF. Professora de Processo Civil e Direito Civil do Gran Cursos Online (preparatório para concursos públicos e exame de ordem), professora de cursos de aperfeiçoamento em Direito Civil e Processo Civil na ESA/DF (escola superior da advocacia de Brasília - DF). Professora de Direito Civil e Processo Civil Pós-Graduação. Conselheira Da OAB/ DF.

Reinaldo Rossano Alves

Professor(a)

Mestre em Direito e Políticas Públicas. Defensor Público do DF. Coordenador do Núcleo de Execuções Penais. Professor de Direito Penal e Processual Penal. Escritor e palestrante. 

Renato Castro Teixeira Martins

Professor(a)
Mestre e especialista em direito processual civil (PUC/SP). Professor da Faculdade Mackenzie Brasília, da Fundação Escola Superior do Ministério Público do DF e dos Territórios e da Escola da Magistratura do DF. Juiz de Direito do TJDFT e Juiz instrutor no STJ.

Rodrigo Alves Cardoso

gfgdfhsfsfgs

Rodrigo Frantz Becker

Professor(a)

Advogado da União. Consultor Jurídico do DF. Doutorando em Direito Processual pela UERJ. Mestre em Direito pela UnB. Ex Procurador-Geral da União. Professor da graduação e da pós-graduação do IDP. Membro fundador da ABPC. Membro do IBDP.


Rogério Sanches Cunha

Professor(a)

Promotor de Justiça no MP/SP, atualmente é assessor especial do procurador-geral de Justiça do Estado e integra a equipe do Centro de Apoio Operacional Criminal do Ministério Público/SP - CAO Criminal. Professor de Direito e Processo Penal, é autor e coautor de diversas obras jurídicas pela Editora Juspodivm. Fundador e coordenador pedagógico do RSC ONLINE CURSOS.

Ronan Rodrigo dos Santos

Professor(a)
Graduado em Direito pelo Centro Universitário IESB, em Brasília-DF, e pós-graduando em Direito Empresarial, Especialização em andamento em Pós-graduação em Direito Empresarial. Faculdade Alves Lima, FAAL, Brasil. Graduação em Direito. Instituto de Educação Superior de Brasília, IESB, Brasil.Título: Limites e Interpretações das Estratégias de  Marketing na Advocacia.Orientador: Profª. Esp. Bruna Daniela Côrte Real.

Rosane de Almeida Tierno

Professor(a)

Mestre em Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP- Universidade de São Paulo. Advogada Urbanista. Conselheira de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico – IBDU. Coordenadora do Núcleo de Habitação e Regularização Fundiária da Comissão de Direito Urbanístico da OAB/SP. 

Sérgio Ronaldo Sace Bautzer dos Santos Filho

Professor(a)

Delegado da Polícia Civil do Distrito Federal. Escritor. Professor de Legislação Penal Especial e de Peças Práticas para os Concursos de Delegado de Polícia Civil e Federal. Autor dos livros: "Legislação Penal Especial na Visão das Bancas Examinadoras e da Jurisprudência", "Questões com Gabaritos Comentados - Legislação Penal Especial", ambos publicados pela Editora Vestcon , "Manual de Processo Penal para as Carreiras Policiais", publicado pela Editora Impetus e "Manual de Peças Práticas para os Concursos de Delegado de Polícia Civil e Federal", publicado pela Editora Spessoto. 

SHAUN DOWLING

Professor(a)

Mestre em Ensino de Inglês como Língua Estrangeira (Birmingham University, Reino Unido), Diploma de Pós-Graduação em Ensino de Adultos (Cambridge, Reino Unido). Professor Titular do Instituto Rio Branco, Governo Brasileiro e atualmente na ESMPU/PGR e IDP. Diretor de Desenvolvimento da CENTRAL ENGLISH. Ensina Inglês para Direito Internacional, Economia, Relações Internacionais. Ex-Mentor da Cultura Inglesa: British Council. Palestrante regular em conferências nacionais e internacionais. Ministrou cursos no STF. Artigos escritos para organizações como a BBC, British Council. 

Silvio da Gama Barreto Viana Filho

Professor(a)

Administrador pela UnB. Especialista em Consultoria na FIA Business School. Gestor de Projetos pela Univ. da Califórnia, com foco em metodologias ágeis. Experiência de 20 anos em gestão de escritórios de advocacia. Membro da Comissão de Gestão na OAB/DF.

Sthefani Rocha

Professor(a)

Mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), Pós-graduada em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de Brasília (UnB). Vice-Presidente da Comissão de Direito Empresarial da OAB/DF. Professora de Direito Industrial na Universidade de Brasília (UnB). Sócia do escritório Ferraro, Rocha e Novaes Advogados.

Suyan Cristina Malhadas

Professor(a)

Mestre em Direito Internacional e especialista em Direito Espacial pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Membra da Moon Village Association e Coordenadora Nacional no Brasil. Membra do International Institute of Space Law (IISL), do Global Expert Group for Sustainable Lunar Activities (GEGSLA) e membra co-fundadora da Comissão de Direito Espacial da OAB em Santos. Pesquisadora e Diretora de Competições Internacionais do Grupo de Pesquisa em Direito e Política Espacial da UNISANTOS. Co-líder do Projeto Benefit Sharing, da Moon Village Association. Participou da Equipe da UNISANTOS para a competição internacional de direito espacial Manfred Lachs Space Law Moot Court como competidora (2021) e técnica assistente (2022).

Taiz Marrão Batista da Costa

Professor(a)

Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui Master of Laws pela Georgetown University. É Advogada da União em Exercício no Núcleo de Controvérsias de Direito Internacional dos Direitos Humanos da Procuradoria-Geral da União.

Tiago Carneiro Rabelo

Professor(a)

Especialista em Direito e Jurisdição pela Escola da Magistratura (ESMA/DF). Analista do TJDFT. Professor de PJe 2.0 e legislação concernente no TJDFT. Autor do livro “Manual do Processo Judicial Eletrônico” – Ed. Verbo Jurídico. 

Ulisses Schwarz Viana

Professor(a)

Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito (USP). Mestre em Direito Constitucional (IDP). Procurador do Estado de Mato Grosso do Sul. Professor do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa (IDP).


Vanessa Maria de Morais Souza

Professor(a)

Mestra em Direito. Especialista em Processo Civil. Professora de Teoria Geral do Processo, Direito Processual Civil e Prática Forense Cível. Atuante nas áreas de Direito Civil- Contratos, Empresarial e Consumidor e Direito Processual Civil.

Vladia Pompeu

Professor(a)

Doutoranda em Direito Constitucional pelo Instituto de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa - IDP. Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília - UNICEUB (2015). Mestre em Derechos Humanos, Interculturalidad y Desarrolo pela Universidade Pablo de Olavide (Espanha - 2015). Pós graduada em Direito Público pela Universidade de Brasília - UNB (2010). Pós graduada em Direito e Processo Tributários pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2005). Pós graduada em Altos Estudos de Defesa pela Escola Superior de Guerra - ESG (2020). Cursando MBA em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Atual Assessora Especial do Advogado-Geral da União.


Washington Luis Batista Barbosa

Professor(a)

Mestre em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas. Especialista em Direito Público e em Direito do Trabalho. MBA Marketing e MBA Formação para Altos Executivos. Diretor de Estudos em Direito do Trabalho da Rede Internacional de Excelência Jurídica, Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros - IAB, Professor e autor de obras jurídicas, desempenhou várias funções na carreira pública e privada.

Watson Pacheco da Silva

Professor(a)

Especialista em Gestão Empresarial e Direito da Empresa e Master Of Laws em Direito Corporativo e Governança Empresarial, pelo Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP/DF. Professor. Secretário Geral e presidente da Comissão de Direito Empresarial e Tributário da OAB/DF Subseção Gama e Santa Maria, no Distrito Federal.

Weslei Machado Alves

Professor(a)

Promotor de Justiça no Ministério Público do Estado do Amazonas e Promotor Eleitoral da 17ª Zona Eleitoral do Estado do Amazonas, Especialista em Direito Constitucional – IDP, Professor do Gran Cursos Online e Professor de Direito Eleitoral da Especialização em Direito Eleitoral da Faculdade ATAME, foi Analista Judiciário – Área Judiciária do TSE (2007/2017); foi Assessor de Desembargador no TJDFT (2016/2017) e Assessor do curso de Direito da Universidade Católica de Brasília.